Gelson Weschenfelder

 

Gelson é Pós-Doutorando no PPG de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós Doutor no Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale (Bolsista CNPQ/PDJ); Pós Doutor no PPG de Educação da Universidade LaSalle (Bolsista PNPD/CAPES - 2018-2020); Doutor em Educação na Universidade La Salle (2017), com o título da tese : Os super-heróis das histórias em quadrinhos como recursos para a promoção de resiliência para crianças e adolescentes em situação de risco; Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE (2011), dissertação com o título: Aspectos educativos das histórias em quadrinhos de super-heróis e sua importância na formação da consciência moral, na perspectiva da ética aristotélica das virtudes; Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2007), monografia com o título: O Ateísmo Antropológico de Ludwig Feuerbach como Introdução ao Ateísmo Materialista de Karl Marx e, Especialização em Filosofia no Ensino Médio - UFRGS (2013).
Vencedor do 29º Prêmio Jovem Cientista promovido pela CNPq, ficando em Terceiro colocado na categoria Doutor/Mestre com a tese “Os super-heróis das histórias em quadrinhos como promotores de resiliência em crianças e adolescentes em situações de risco”. Com a mesma pesquisa recebeu outros prêmios como Rede Sapiens (2021) e Sua pesquisa em 3 min (2021), além de receber diversas menções honrosas e homenagens por esta.
Em 2019, recebeu um convite da Embaixada Britânica para representar o Brasil no Oxford University – UK-BR Year of Science and Innovation Tour. Para conhecer e apresentar pesquisas nos maiores centros de pesquisas britânicos.
Desenvolve projetos em sala de aula, como o tema Super-Heróis em ambiente escolar, onde procura aproximar os jovens estudantes às questões filosóficas e socioemocionais. Também pesquisa/trabalha com formações docentes sobre o uso de cultura pop em ambientes escolares. Criou uma intervenção em sua pesquisa utilizando os super-heróis como recursos para promoção de resiliência, essa é utilizada em diversos locais no Brasil e diversos outros países.
É autor de vários artigos acadêmicos com o tema filosofia e desenvolvimento humano através das páginas das histórias em quadrinhos de super-heróis e dos livros: “Vamos usar quadrinhos em sala de aula? Os super-heróis invadem a escola” (Editora Fi - 2022); “Homens de Aço? Os super-heróis como tutores de resiliência” (ed. Appris - 2020); “Aristóteles e os super-heróis” (Ed. Educa Pop - 2021 - 2014) e “ com os Super-Heróis” (Editora Mediação - 2011, onde na qual foi premiado como Livro do Ano 2012 - AGES (Associação Gaúcha de Escritores).
Foi docente no Ensino Superior no Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA - Faculdade INEDI, Onde foi docente dos cursos de Pedagogia, Enfermagem, Administração de Empresas e Ciências Contábeis, lecionando as disciplinas de Filosofia Geral, Ética Geral, Filosofia e Ética da Educação, Antropologia Filosófica, Sociologia das Organizações e Sociologia da Educação. Docente Ensino Médio no Colégio Batistas; Escola Técnica Estadual Portão - ETEP e Escola Alfa em Esteio (EJA); Docente e Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Beato Roque e Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pedro Mendel. Participa do Grupo de Pesquisa Universos Paralelos: Arte Sequencial, Mediação Cultural e práticas pedagógicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rodrigo Mores

Mayara Roberta Martins